Histórias de Uma Família Abençoada

Histórias de Uma Família Abençoada

IslamReligion.com

(parte 1 de 2): Profeta Zacarias

 

Esta é a história de um homem idoso e debilitado que amava e temia a Deus; um homem de idade avançada, chamado Zacarias que passou sua vida adquirindo conhecimento e ensinando outros, apenas para agradar a Deus.  O Alcorão nos conta sua história nos capítulos 3 e 19 e é semelhante à história contada no Evangelho de Lucas[1].  Entretanto, nos concentraremos no que o Alcorão tem a nos dizer sobre esse homem abençoado por causa da crença islâmica de que o Alcorão permaneceu inalterado desde sua revelação, enquanto que as mensagens anteriores foram perdidas, mudadas ou distorcidas.

“Eis o relato da misericórdia de teu Senhor para com o Seu servo, Zacarias. Ao invocar, intimamente, seu Senhor, dizendo: Ó Senhor meu, os meus ossos estão debilitados, o meu cabelo embranqueceu; mas nunca fui desventurado em minhas súplicas a Ti, ó Senhor meu!” (Alcorão 19:2-4)

O profeta Zacarias era um membro da família de Imran, uma família abençoada cujos membros também incluíam Jesus e sua mãe Maria.  Quando a jovem Maria foi para a Casa de Oração em Jerusalém, Deus, por Sua sabedoria e graça nomeou Zacarias como seu guardião.  Todo dia ele visitava Maria para se assegurar de que todas as necessidades dela fossem atendidas. A devoção de Maria a Deus impressionou Zacarias e ele ficou admirado pelas provisões que encontrava em seu quarto. Diz-se que ela tinha frutas de inverno no verão e frutas de verão no inverno.[2] Quando Zacarias perguntou como Maria obtinha as frutas ela respondeu que Deus, o Sustentador, era Quem provinha seu sustento.

 

Maria disse:

 

“Vem de Deus. Verdadeiramente, Deus provê sustento sem limites quem Ele desejar.” (Alcorão 3:37)

Quando Zacarias observou a submissão total de Maria a Deus e sua fé inabalável Nele como Provedor, seus olhos foram abertos para um novo conceito.[3] Não importa o quão esmagadores, ou então, o quão insignificantes nossas necessidades possam nos parecer, Deus está sempre pronto para ouvir e responder.  Esta é uma idéia muito importante a ser contemplada.  Deus dará a Seus servos virtuosos de forma ilimitada.  Maria tinha recebido frutas fora da estação; Zacarias suplicou por algo que de acordo com os padrões humanos não era possível, porque ele e sua esposa eram muito idosos e a época de conceberem uma criança havia passado.  As dádivas de Deus não estão restritas a limitações mundanas e tudo é possível.  Zacarias aprendeu essa lição importante de sua tutelada, Maria.

Então Zacarias suplicou a seu Senhor em segredo, dizendo que era velho, seu cabelo era grisalho e sua esposa também era velha e estéril; ainda assim ele desejava um herdeiro que agradasse a Deus.  Zacarias pediu um filho que herdasse dele; ele não estava pensando em termos de riqueza, porque era pobre.  Ele desejava um filho para continuar a missão profética e propagar o conhecimento que Zacarias adquiriu durante sua vida.  Deus respondeu imediatamente e disse:

“Os anjos o chamaram, enquanto rezava no oratório, dizendo-lhe: Deus te anuncia o nascimento de João, que corroborará o Verbo de Deus, será nobre, casto[4] e um dos profetas virtuosos.” (Alcorão 3:39)

Nesse versículo do Alcorão a “Palavra de Deus” tem um significado específico: Jesus, porque ele foi criado por uma palavra vinda de Deus – “Sê” (e ele foi).  O filho de Zacarias, João, estava entre aqueles que acreditavam e seguiam a mensagem de Jesus.

Quando Zacarias recebeu essa notícia surpreendente ele estava orando.  Ele respondeu perguntando como isso seria possível, considerando sua idade avançada e a esterilidade de sua esposa.   Deus então confirmou a lição que Maria havia compreendido.  “Deus faz o que Lhe aprouver.” (Alcorão 3:40). 

Zacarias pediu um sinal, se perguntando como ele saberia que esse milagre estava realmente acontecendo a ele e à sua esposa. Deus respondeu que ele (Zacarias) perderia o poder da fala e não seria capaz de se comunicar, exceto através de sinais. Zacarias foi instruído a passar o tempo lembrando e glorificando Deus, e saiu de seu local de oração incapaz de falar.

O Alcorão nos conta que o profeta Zacarias e sua esposa fizeram boas ações, chamaram por Deus com temor e esperança e foram humildes, e dessa forma Deus os recompensou em sua idade avançada, com um filho.

E o atendemos e o agraciamos com Yahia (João), e curamos sua mulher (de esterilidade); De fato, um procurava sobrepujar o outro nas boas ações, recorrendo a Nós com afeição e temor, e sendo humildes a Nós.”

 

(Alcorão 21:90) 

  

Essa não era uma criança comum.  John recebeu sabedoria ainda em criança e foi instruído por Deus para aderir firmemente à Torá.  Era compreensivo e capaz de demonstrar compaixão e misericórdia pela humanidade.  Deus criou João virtuoso e livre de pecados.

“Ó Yahia, observa fervorosamente o Livro! E o agraciamos, na infância, com a sabedoria, assim como com as Nossas clemência e pureza, e foi devoto.” (Alcorão 19:12-13)

As súplicas sinceras de um homem idoso e sua esposa estéril foram aceitas por Deus, e uma lição valiosa foi ensinada a toda a humanidade.  As graças de Deus são ilimitadas.  Ele é o Provedor, o Sustentador, o Único!

 


Footnotes:

[1] Lucas 1:5-80

[2] Baseado no trabalho do Imame ibn Katheer.  The Stories of the Prophets (As Histórias dos Profetas).

[3] Ibn Katheer.

[4] Ibn Katheer menciona em seu comentário que a palavra usada pode não significar celibato completo, porque isso impediria filhos, mas imunidade de relações ilícitas fora do casamento. Seu significado literal é “exclusivo” e “contido” (Al Mawrid al Waseet Arabic English Dictionary), e Deus sabe melhor.

(parte 2 de 2): Profeta João

Jesus, Maria, Zacarias e seu filho João são todos membros da mesma família, a família de Imran, que são descendentes da família de Davi.  Aprendemos das palavras do próprio Deus, no Alcorão, que eram virtuosos e adoravam a Deus com verdadeira submissão.

“E Zacarias, Yáhia (João), Jesus e Elias, pois todos se contavam entre os virtuosos.” (Alcorão 6:85)

“... e lembro Nosso servo Davi, o vigoroso. Sempre se voltava para Deus em todos os assuntos e em arrependimento.” (Alcorão 38:17)

“O Messias, filho de Maria, não é mais do que um mensageiro, do nível dos mensageiros que o precederam; e sua mãe era sinceríssima.” (Alcorão 5:75)

João é o profeta conhecido pelos cristãos como “João Batista.” Entretanto, nem o Alcorão nem as tradições autênticas do profeta Muhammad falam de João batizando ou sendo batizado.  A missão de João era lembrar os Filhos de Israel de que tinham feito uma aliança com Deus.  Ele falou as mesmas palavras de todos os Profetas de Deus – adorem o Deus Único com total submissão.

Uma criança milagrosa

Em sua idade avançada, quando todas as esperanças de ter um filho já tinham acabado, Deus proveu o profeta Zacarias e sua esposa com uma criança milagrosa.  Um filho, a primeira criança no mundo chamada João.  O próprio Deus escolheu o nome de João.

“Deus te anuncia o nascimento de João, que corroborará o Verbo de Deus, será nobre, casto e um dos profetas virtuosos.” (Alcorão 3:39)

Sabemos do Alcorão que o profeta João recebeu sabedoria quando criança, e as fontes islâmicas falam dele como sendo uma criança quieta e gentil, que amava aprender e estar entre os animais.[1] João cresceu e se tornou um homem devoto e nobre.  Diz-se que viveu uma vida simples no deserto, passando seu tempo orando e lembrando Deus.  Tinha muita compaixão e misericórdia por aqueles ao seu redor e por toda a humanidade.  Os sábios do Islã disseram que João chorou de temor e amor por Deus, e que suas lágrimas deixaram marcas em sua face.

João e Jesus

João recebeu força e resistência de Deus e era forte o suficiente para controlar seus desejos mundanos.  Trabalhava incessantemente, conclamando as pessoas ao retorno das leis da Torá e endossando a missão de seu primo, Jesus, Mensageiro de Deus.  Parte da missão de João era acreditar e apoiar a mensagem de Jesus; “... corroborando o Verbo de Deus...” (Alcorão 3:39).  João se refere ao seu primo Jesus como o “Espírito de Deus” e o faz para enfatizar a criação milagrosa do profeta Jesus.

Nas tradições autênticas do Profeta Muhammad (como em Saheeh Ahmad, Tirmidi e outras) existem histórias relacionadas aos profetas João e Jesus se encontrando e discutindo suas missões para guiar os Filhos de Israel de volta à senda reta.  O Profeta Muhammad nos conta que João reuniu os Filhos de Israel e implorou que seguissem os mandamentos de Deus.  Que adorassem apenas a Deus; que orassem, jejuassem, fizessem caridade e passassem o tempo lembrando Deus.

  Deus concedeu uma bênção especial a Seu profeta João.  “E que a paz esteja sobre ele, o dia que ele nasceu, o dia que morrer, e o dia que será ressuscitado para a vida novamente!” Essa é a maior bênção que pode ser concedida a um ser humano.  Paz – proteção, segurança, contentamento.  Esse é o resultado inevitável que se segue à orientação enviada a nós por Deus.

O Alcorão e as tradições autênticas do Profeta Muhammad não revelam os detalhes da morte de João.  Sabemos, entretanto, que ele foi insultado e perseguido por causa de sua forte insistência em seguir a lei de Deus como revelada na Torá, e que isso finalmente o levou à morte.  A vida de João foi de luta e empenho, mas se apegou firmemente à religião de Deus (para adorar o Deus Único) e morreu por suas crenças.

A família de Imran e uma luz de orientação para a humanidade.  Sua devoção a Deus foi sem paralelos e sua forma de lidar uns com os outros serve como um lembrete para nós.  Cada pai está preocupado com a vida futura de seu filho, ao invés de pensar nos prazeres desse mundo.  Cada criança respeita e lida com seus idosos e pais com afeição e dedicação ordenadas por Deus.  Os membros dessa família abençoada serviram a Deus com verdadeira devoção e colocaram Suas leis acima de todas as outras.  E Deus disse:

“Quanto aos crentes que praticarem o bem, Deus lhes retribuirá com recompensas e os acrescentará de Sua graça; quanto àqueles que desdenharem a Sua adoração e se ensoberbecerem, Ele os castigará dolorosamente e não acharão, além de Deus, protetor, nem defensor algum.” (Alcorão 4:173)

Maria era sincera, Jesus era o verbo de Deus, João não era nem arrogante nem desobediente e Zacarias glorificava seu Senhor.   Juntos esses descendentes do profeta Davi são a abençoada família de Imran e são um exemplo para a humanidade.  Se lutarmos como eles lutaram, acreditarmos com firmeza como acreditaram, e se servirmos a Deus com submissão total, como eles serviram a Deus, no Dia do Juízo, pela Graça de Deus, nos contaremos entre os virtuosos.

 


Footnotes:

[1] Ibn Katir.